terça-feira, 12 de abril de 2011

Capela de São Miguel



Em São Miguel Temos a Capela de São Miguel Arcanjo, que foi construída pelos índios guaianases, no ano de 1622. A igreja foi um dos primeiros prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Em 1938, praticamente 3 séculos depois de sua construção, a capela de São Miguel (como conhecida), descaracterizada e praticamente destruída, passou por um processo de dar uma nova vida. Foi um trabalho bem detalhado em busca de suas origens e o objetivo de manter a autenticidade de sua arquitetura e dos seus elementos artísticos. Pinturas do período colonial paulista, arte barroca e traçados incas foram encontrados. A recuperação do Local ainda incluía o resgate de peças e ornamentos de madeiras vendidos a antiquários.



E com a idéia de dar mais visibilidade à capela, a Praça Aleixo Monteiro Mafra (conhecida Tbm como praça do forro) também foi restaurada. Fizeram uma área ajardinada e retiraram algumas construções que impediam a visão da igreja (Capela).


Na capela Optou-se em organizar visitações, com vitrines, painéis e placas, onde serão apresentadas pesquisas arqueológicas, história e influência dos povos da região (índios, jesuítas, franciscanos, colonizadores e imigrantes nordestinos), demonstração do processo de fabricação de cerâmica indígena, totens que tratam da arte de elementos como altares, púlpito, coro e pia batismal, acervo com imagens de santos, entre outros. O programa conta ainda com palestras e oficinas visando à conscientização da necessidade de preservar o bem tombado.


Curiosidades: Para preservação da Casa, houve um acordo com a sociedade em suspender o uso religioso.



Endereço: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, São Miguel Paulista – São Paulo


2 comentários:

  1. Opa esqueci grupo feito Por Murilo é claroo... ôôô Samuel, Jonatan E Julio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pessoal pelo belo trabalho, mas coloquem o nome na própria postagem. É só editar ^^

    beijos

    ResponderExcluir